MAGNITUDEMINAS

Artesanatos diversos e Utensílios esmaltados (ágata)
32 99134-0876 whatsapp
32 98458-9825
32 98440-2801 whatsapp

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ORA-PRO-NOBIS


Uma planta rica em proteínas que pode ajudar a minimizar o problema da fome não só no Brasil.

Conhecida popularmente como “ora-pro-nobis”, a planta Pereskia aculiata pertence à família dos cactos. É uma cactácea nativa da região que vem desde a Flórida até o Brasil. Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Por apresentar ramos repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso como uma cerca-viva intransponível.

Do ponto de vista ornamental, o “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia. Uma outra característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas, tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores. Foto acima da raríssima flor de ora-pro-nobis.

O Ora-pro-nobis é bastante conhecido em Minas Gerais e está presente nos cardápios dos melhores restaurantes que não deixam a desejar com a típica comida mineira das cidades históricas como Tiradentes, São João Del Rei, Ouro Preto, Mariana... O prato mais requisitado é o frango caipira ao ora-pro-nobis, simplesmente delicioso, para um paladar apurado!

Quando tiver oportunidade de estar numa dessas cidades, aprecie o delicioso prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário