MAGNITUDEMINAS

Artesanatos diversos e Utensílios Esmaltados (ágata) originais.
32 99134-0876 whatsapp
32 98458-9825
32 98440-2801 whatsapp


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dica de elegância Vintage - O charme rústico do esmaltado

Queridos amigos, mais uma sexta-feira e nós aqui juntos novamente... apesar que hoje escrevi já depois da meia noite, então na verdade já é sábado...os dias tem passado tão rápido que parece que foi ontem que estávamos aqui aprendendo a fazer sabonetes de favo de mel em barras. Hoje mais uma dica bem interessante e elegante!

Elegância vintage


O tempo tende a favorecer as peças esmaltadas. Muito resistentes, até mesmo a arranhões, elas são vulneráveis apenas a quedas que deixam pequenas marcas escuras devido à ruptura do esmalte e exposição do ferro. O que, no fim das contas, as deixam com um charme especial.

Existe coisa mais charmosa e saborosa do que um cafezinho servido em canecas esmaltadas ? Se todo o jogo de café for esmaltado (ou de ágata, como também é conhecido) e houver quitandas recém saídas do forno e queijo fresco, temos um legítimo café Colonial.

Das fazendas do interior para o seu dia a dia, os esmaltados podem fazer toda a diferença na sua decoração. As peças produzidas atualmente possuem uma gama variada de cores (algumas até exóticas) que combinam com qualquer situação. O chame rústico pode ser mesclado com louças modernas (de preferência lisas e brancas), compondo uma mesa fina e com personalidade.

Antigas só na decoração

Apesar de extremamente charmosas, as peças de antiquário devem ser utilizadas somente para decoração. Alguns utensílios fabricados antes de 1980 utilizavam um esmalte que continha elementos tóxicos, como o chumbo e cádmio. Atualmente, só saem das fábricas brasileiras peças que atendem às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não representam nenhum perigo à saúde. Diante disso, a dica é apostar nas nacionais e evitar as “made in China”.

Vale lembrar que no ranking das panelas, as esmaltadas estão em primeiro lugar. O revestimento age como uma barreira contra bactérias e a limpeza é extremamente fácil, devido ao fato de serem antiaderentes. Com o tempo, as mais claras podem ficar levemente escuras, o que facilmente é resolvido com um pano embebido em álcool.


Fonte: http://www.sofisticado.com.br/servir/charme-rustico-do-esmaltado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário